Elite 360
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Blur - Review

Ir para baixo

Blur - Review Empty Blur - Review

Mensagem por rfunari Qua 7 Jul 2010 - 20:50

Exatamente no dia 19 de Maio de 2009, a Activision anunciou o novo jogo de corrida da Bizarre Creations: Blur. No anúncio, a empresa falou das novidades que o jogo traria para o gênero e o legado dos antigos Project Gotham Racing para o novo título. E teria melhor desenvolvedora para a Activision investir senão a Bizarre Creations? O estúdio é definitivamente um dos melhores estúdios para jogos de corrida do mundo, com Formula One, Metropolis Street Racer e Project Gotham Racing 1, 2, 3 e 4 no currículo.

Ao longo de sua produção, Blur foi comparado insistentemente com o rival da Disney Interactive, o qual já foi analisado aqui no Gamus: Split/Second. Os dois jogos que fazem uso de power-ups tem muito mais semelhança do que diferenças, e até foram lançados no mesmo mês. Enquanto um usa power-ups nos cenários (Split/Second), o outro traz os power-ups para dentro das pistas, aumentando a dinâmica e criando mais possibilidades de jogo (Blur).

Desde sua separação da Microsoft, os fãs aguardavam um novo jogo da Bizarre; Blur é a oportunidade perfeita para conferir de perto o atual trabalho do estúdio e descobrir se a inovação do título é mesmo a resposta àqueles que cansaram do realismo nos jogos de corrida.

Aperte o cinto e vamos lá:

Blur Effect

Blur - Review Blur5

Blur é um jogo que esbanja estilo. A Bizarre Creations criou uma identidade visual bastante interessante e bonita, que se reflete já nos menus do jogo, simples e azulados. Toda a apresentação do jogo, das telas de loadings até a largada na corrida, seguem essa identidade clean que você vê nas imagens acima, com toques em neon.

Os carros de Blur, ao invés do concorrente Split/Second, são licenciados e existem na realidade, com mais de 35 opções de veículos que incluem grandes marcas disponíveis no mercado. Alguns dos carros são: Volkswagen Scirocco 24, Ford Focus RS, Renault Megane Trophy, Ford GT, Lotus Exige Cup 260, Ford FR-100, Land Rover Defender SVX, Chevrolet Camaro SS, Land Rover LRX, BMW M3 E92, Koenigsegg CCX-R, Corvette ZR1, Shelby Mustang GT500 e Audi TTS Coupe.

Embora as modelagens dos carros sejam boas, elas ainda estão defasadas em relação aos melhores jogos do gênero. Não que a Bizarre Creations não seja um bom estúdio de design, mas um jogo com splitscreen para quatro jogadores e 20 adversários na pista pode acabar exigindo demais das engines. Ainda assim o jogo roda liso e não encontrei nenhuma queda de framerate.

Carros precisam de pistas, e as pistas de Blur não são tão empolgantes. Embora elas favoreçam mais a velocidade do que o controle no volante (necessidade da concepção do jogo baseada em power-ups), elas são coadjuvantes que passam despercebidas, levando os jogadores à cidades, desertos, fábricas, portos e etc… o destaque gráfico fica por conta de alguns efeitos de partículas muito bem feitos, como a fumaça e o fogo.

Mas o maior destaque dos gráficos de Blur são os efeitos de power-ups durante as corridas. Seja disparando uma carga elétrica, ativando o escudo ou o nitro, o efeito de borrão (blur) aliado as cores neon foram extremamente bem desenhados e animados, enchendo os olhos de qualquer um, principalmente na visão em primeira pessoa. Citando um exemplo: quando você solta o nitro, o carro acelera muito e raios verdes enchem a tela criando uma incrível sensação de “túnel do tempo”, tão espetacular quanto quando um míssil que lhe atinge, fazendo seu carro dar uma volta completa no ar em primeira pessoa.

Mario Kart para adultos

Blur - Review Blur2dh

Como todos devem ter noção, Blur se trata de um jogo de corrida com power-ups. Se ainda não se familiarizou com este termo, power-up, lembre-se de Mario Kart, das bananas e cascos de tartaruga que você tanto precisou usar nas disputas com os amigos. Blur é semelhante, mas ao invés de cogumelos você pegará nitros, mísseis de energia e poderes elétricos para apimentar sua corrida. O jogo possui ao todo oito power-ups. Conheça-os:

Shunt: um míssil teleguiado grande, lento e poderoso. Se o adversário está muito longe, reconsidere lançá-lo, e se um deles está vindo por trás de você, um nitro pode resolver seus problemas.

Barge: uma onda circular de energia é liberada do seu carro, atingindo todos que estão ao seu redor. Ideal para começos de corrida ou pistas apertadas.

Mine: possui a mesma aparência do Shunt, mas é uma espécie de mina fixa no mapa, excelente para armadilhas e para tirar adversários da sua traseira.

Shock: este é um dos power-ups utilizados para atrasar a vida dos primeiros colocados, já que três raios de energia elétrica serão fixados temporariamente a pista, e quem passar por eles tem a velocidade extremamente reduzida. É bastante difícil desviar destes raios.

Nitro: o nome já diz; seu carro é lançado a uma incrível velocidade à frente, também podendo utilizá-lo para melhorar suas curvas e fazer manobras especiais durante as corridas.

Bolt: uma espécie de rifle de energia. Você terá três projéteis para lançá-los em linha reta (à frente ou atras) em direção do seu inimigo. Você também pode destruir minas e mísseis com este power-up.

Shield: um escudo de energia branca que protege seu carro contra mísseis, minas, e shocks. É sempre bom ter um reserva em caso de ataque por trás.

Repair: como seu carro possui um life específico antes de quebrar, o power-up é bastante importante para consertar seu carro e seguir sem atrasos caso o mesmo quebre.

Todos estes oito power-ups são facilmente memorizados por ícones intuitivos, e você possui três espaços para armazená-los, podendo escolher quais deles desejar utilizar nas situações das corridas. Os power-ups são listados com ícones localizados na parte traseira do carro, ou seja, você não precisa desviar os olhos da pista e do seu veículo.

Embora os power-ups sejam o principal alicerce do jogo e extremamente importantes durante as corridas, Blur ainda assim é um jogo que valoriza a habilidade do jogador no volante. O jogo prova do mesmo veneno de Split/Second, mas aqui ele é mais diluído: não basta virar para a esquerda ou direita e acionar os power-ups, você precisará criar estratégias durante o jogo, e cada power-up tem mais de uma utilidade. Explico:

O nitro pode ser muito bem utilizado para fazer curvas mais fechadas, já que ao virar seu carro no ângulo correto (mesmo que ele esteja derrapando em direção aos muros da pista) e acionar o nitro, ele fará a curva numa velocidade incrível. Tanto o Shunt como o Bolt, por exemplo, podem ser lançados para trás, criando uma maior dinâmica no jogo.

Detalhes que fazem a diferença

Blur - Review Blur3x

The Qemists, Crystal Method, Trevor Loveys, Solid Groove, Deadelus, Coldcut e Pest são alguns dos nomes que figuram na excelente trilha sonora do jogo. Música eletrônica de primeiríssima qualidade, trazendo nu-breaks, dnb, electro e fidget house a um jogo que não poderia pedir uma trilha melhor. Os efeitos sonoros fazem seu papel e não deixam a peteca cair, o destaque aqui fica por conta do som do motor de alguns carros.

Nos dias atuais, todos os jogos de corrida precisam ter um diferencial. Blur é um jogo que traz algumas novidades interessantes, como o Modo Destruction, onde há apenas um tipo de power-up na pista (Bolt), e você o utiliza para atingir os inimigos e acumular pontos. Se em singleplayer isto pode ser um pouco cansativo, no multiplayer é extramente divertido, com pistas semelhante a arenas.

Além disso, Blur traz alguns outros detalhes durante as corridas, como os “Fan Points”, isto é, você precisa pontuar para acumular fãs durante as corridas, o que inclui dominar a corrida em primeiro lugar, atingir os inimigos com os power-ups ou defender-se com os escudos. Alguns poderão reclamar desta necessidade, já que correr para chegar em primeiro já pode ser um desafio suficiente, mas é inegável afirmar que no modo multiplayer principalmente, estes “fan points” apimentam as partidas.

A jogabilidade de Blur, como devem imaginar, é semelhante aos jogos arcades, mas com um toque de simulação que traz uma real necessidade de ser um bom piloto. Aqui, neste jogo, os power-ups não bastam para definir os vencedores. O problema é que as pistas não são tão empolgantes, e mesmo com uma boa variedade, limita os jogadores ao uso dos power-ups para se divertir de verdade com o jogo.

Um jogo sociável

Blur - Review Blur4s

Um dos maiores destaques de Blur fica por conta do multiplayer. Se você não gosta da Xbox Live ou da PSN, basta ter mais três amigos para se divertir por horas. O jogo tem suporte à splitscreen offline de quatro jogadores, opção rara nos dias atuais e extremamente bem-vinda.

Já por conta da jogatina online, Blur oferece um excelente match making, com salas de espera repletas de jogadores e opções interessantes, como quando um evento acaba e os jogadores escolhem o próximo mapa em um simples sistema de votos. Outra possibilidade é desafiar os melhores tempos dos seus amigos, isto é, enviando mensagens à eles via Facebook ou Twitter, com o tempo a ser batido exposto direto na sua tela de corrida.

Diferente de Split/Second, Blur traz uma grande quantidade de carros na mesma corrida, vinte. E se você duvida que pode jogar uma partida online sem lag com tanta gente, está enganado. O netcode do jogo é muito bom e não engasgou nenhuma vez, sendo que testei com duas diferentes conexões, 16mb e 2mb.

Se os jogos de corrida (assim como os jogos de luta) sofrem com a limitação no modo offline, Blur avança neste começo de 2010 como um dos melhores jogos do gênero para jogatina online.

Conclusão

Blur - Review Blur6

Blur é limitado. O jogo não traz cenários grandiosos como Split/Second, não traz disputas no volante como GRID ou Burnout e não tem gráficos bonitos como Forza ou Gran Turismo. Por outro lado, possui um dos melhores multiplayers do gênero, uma jogabilidade consistente e uma boa variedade de carros e pistas.

Além disso, Blur possui um sistema de recompensas interessante que empolga você a continuar jogando para bater as metas, seja no modo online ou offline. E há mais: ganhe corridas, acumule fãs e suba de nível, ao todo são 25 níveis no modo offline e 50 no modo online. É corrida pra caramba!

Se as qualidades supracitadas não são suficientes para você, saiba que Blur é um dos jogos arcade com maior sensação de velocidade que já joguei, e com os power-ups criando verdadeiras pistas de batalha, a diversão é garantida. Um jogo de corrida com power-ups, e não um jogo de power-ups com corridas. Recomendo.

Mais & Menos
+ Sensação de velocidade
+ Multiplayer soberbo
+ Trilha sonora excelente
- Gráficos limitados
- Pistas sem sal

Trailer de lançamento BLUR


Review by Gamus
rfunari
rfunari
Administrador
Administrador

Posts : 1921
Registrado : 26/06/2010
Idade : 43
Localização : Sorocaba/SP

http://www.elite360.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos