Elite 360
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Forza Motorsport III – Retro Review

3 participantes

Ir para baixo

Forza Motorsport III – Retro Review Empty Forza Motorsport III – Retro Review

Mensagem por rfunari Qua 30 Jun 2010 - 21:58

Produtora: Turn 10 Studios Distribuidora: Microsoft
Gênero: Corrida Plataforma: Xbox 360

Todos os novos consoles que chegam ao mercado precisam de pelo menos um grande título de corrida. Muitas vezes este título se chamava Need For Speed, outras vezes era um Kart ou Burnout. Mas no Xbox, o primeiro console da Microsoft, Forza Motorsport surpreendeu a todos, e se firmou como um dos maiores jogos do console, ao lado de Burnout 3.
Forza Motorsport foi lançado em Maio de 2005 para o Xbox pelas mãos da Turn 10 Studios, estúdio interno da Microsoft que até hoje só tem uma franquia no currículo, Forza. O jogo de corrida se firmou rapidamente como uma das melhores franquias do gênero no mercado com um poderosíssimo Metacritic 92. Mas 2005 não era mais o ano do Xbox… neste mesmo ano nascia o sucessor da caixa preta e o console que mudaria a indústria em 360 graus.
Dois anos após o Xbox 360 ser lançado, a franquia Forza voltou com o seu segundo jogo, novamente um sucesso de críticas e vendas (4 milhões de unidades). Forza Motorsport, na opinião de alguns críticos, redefiniu a jogabilidade dos simuladores de corrida (ou semi-simuladores, para alguns), já que seu maior concorrente, Gran Turismo, havia estacionado no tempo neste quesito.
Novamente dois anos após Forza Motorsport II, a Microsoft e a Turn 10 Studios anunciam o terceiro jogo da franquia, causando euforia entre os donos de Xbox 360 e preocupação entre os mais fanáticos pela série Gran Turismo: seria Forza o jogo a desbancar o mais famoso dos simuladores Gran Turismo?
Descubra a resposta para essa pergunta abaixo:

Paixão por quatro rodas

Forza Motorsport III – Retro Review Forza3-5

Começo esta análise dizendo que Forza Motorsport III é atualmente o jogo mais bonito de carros disponível no mercado. Forza III pode até não ter cumprido as altíssimas e em certa parte exageradas expectativas do público em relação as imagens de replay que foram divulgadas pela Turn 10, mas como essa prática de divulgação já se tornou comum, quem esperava um lindo jogo, ficou bastante satisfeito, mesmo com alguns serrilhados presentes.

Forza III é extremamente fiel na reconstrução virtual dos mais potentes e charmosos carros existentes no mercado. De Ferraris a Porsches, passando por Volks e Hondas, todos os carros possuem milhares e milhares de polígonos (10 vezes mais que Forza II) que os fazem tomar vida dentro da sua televisão. A Turn 10 disponibilizou mais de 400 carros para serem escolhidos por você, e a lista abrange todas as maiores marcas do mundo:

Acura, Alfa Romeo, Aston Martin, Audi, Bentley, Buick, BMW, Bugatti, Cadillac, Chevrolet, Chrysler, Dodge, Ferrari, Fiat, Ford, Holden, Honda, Hyundai, Infinity, Jaguar, Koenigsegg, Lamborghini, Lexus, Lotus, Land Rover, Maserati, Mazda, McLaren, Mercedes, MINI, Mitsubishi, Nissan, Opel, Pagani, Panoz, Peugeot, Pontiac, Porsche, Renault, Saab, Saleen, Saturn, Scion, SEAT, Ford, Shelby, Subaru, Lexus, Toyota, TVR, Vauxhall, Volvo e Volkswagen.

Mais do que bonitos, todos os carros do jogo são fiéis às especificações técnicas de aceleração, frenagem e velocidade final, assim como balanço e torque. Acelerar uma Ferrari faz o carro balançar de maneira diferente de acelerar um Volkswagen. A aerodinânica de um Bugatti realmente influencia na hora de fazer uma curva fechada em relação a um Peugeout, por exemplo. A física dos carros é bastante realista e convincente, com um porém na sensação de velocidade com a câmera fora do carro; não que seja tão ruim, mas talvez você olhe duas vezes para o velocímetro conferindo se está mesmo a 250km/h. A visão interna dos carros também deixa um pouco a desejar, principalmente se comparado a um dos seus concorrentes, Need For Speed: Shift, mas pelo menos a sensação de velocidade é mais realista.

Além dos carros, Forza III traz 19 diferentes pistas com mais de 102 variações de circuitos, o que a princípio pode parecer um grande número, acaba decepcionando um pouco quem adquire o jogo; as pistas são bastante parecidas e os diferentes trajetos acabam não trazendo a variação que a Turn 10 almejou. Contudo, se não há tanta variação, pelo menos há qualidade no que foi oferecido. As 19 pistas que incluem paisagens da Itália, Estados Unidos, Espanha, Japão, França, Alemanha e Inglaterra são belíssimas, dignas de você deixar a corrida de lado para apreciar os longínquos mares, montanhas ou árvores a sua volta.

Mesmo com os gráficos avançados e competentes (mas não tão poderosos quanto previamente imaginado), um dos maiores esmeros técnicos em Forza III é a parte sonora do jogo. Os efeitos de som foram extremamente bem captados e oferecem uma imersão in-game incrível. Pelo fato de minha esposa ser produtora musical, tenho a disposição ótimos fones de ouvido para testar esse quesito, e afirmo que se há compressão nos arquivos de som, foram feitos com bastante delicadeza; cada frequência está presente de forma bastante cristalina.

Auto-escola com importados

Forza Motorsport III – Retro Review Forza3-6

Um dos maiores elogios à Forza sempre foi sobre sua jogabilidade. Forza Motorsport I e II inovaram o estilo que era dominado pela Polyphony Digital com Gran Turismo, e definitivamente mostrou aos jogadores que GT estava ficando ultrapassado no quesito. Forza Motorsport III trouxe maior realismo ao estilo que se denomina simulador de corridas, e abdicou de práticas comuns aos jogadores, como a possibilidade de fazer curvas usando como parede os adversários (ok, possível é, mas não é tão fácil quanto outros jogos).

Mais do que oferecer uma jogabilidade consistente, Forza Motorsport III traz a possibilidade do jogador casual poder adaptar-se a um excelente e bonito simulador de corridas. Perdi a conta de quantos amigos meus deixaram de apreciar Gran Turismo (ou mesmo os primeiros Forzas) pela dificuldade imposta no jogo em comparação com os populares arcades (Need for Speed, Burnout e cia). Forza III oferece diferentes modos de jogabilidade para todos os níveis de dificuldade, inclusive adicionando o modo “rewind”, para voltar no tempo caso você tenha errado alguma curva.

Para os iniciantes em simuladores, a Turn 10 trouxe o controle de tração, trajeto marcado e auto-frenagem. Embora isto realmente facilite para o jogador iniciante, as corridas perdem a graça e ficam extremamente enfadonhas. Mas a intenção da Turn 10 com estes modos de jogabilidade Easy, Normal ou Hard são uma perfeita curva de aprendizagem: primeiro desligue o controle de tração, depois de três dias o trajeto marcado, e depois de uma semana a auto-frenagem: aí começaremos a jogar um verdadeiro e ótimo simulador.

Os modos Normal e Hard já trazem um bom desafio a você; a inteligência artificial é competente (principalmente no Hard) e poderá te entreter por um bom tempo. Pessoalmente travei boas batalhas contra a máquina no modo Hard sem nenhuma ajuda de tração ou auto-frenagem, os carros te enganam na hora da ultrapassagem e fecham os caminhos abertos para você ultrapassar, além disso fecham você utilizando frenagens realistas, o que não é tão comum em outros jogos do gênero. Já o modo Easy é realmente simples e fácil, trazendo adversários diretamente da Pré-Escola (não se assuste se ver um adversário indo diretamente contra a parede).

Detalhes que fazem a diferença

Forza Motorsport III – Retro Review Forza3-7

Ainda lembro quando a febre por jogos de corrida voltou a dominar os gamers… um dos motivos para isto se chamava Need For Speed: Underground, o jogo de corrida “a la” Velozes e Furiosos que trouxe opções de tuning, ou, customização. E em Forza III, isto foi levado muito a sério.

Forza Motorsport III é um jogo sem igual no quesito customização. E não pense que esta customização é limitada simplesmente a diferentes aros da roda ou aerofólios. Forza III permite com que você altere praticamente todo o seu carro, mudando todos os atributos e deixando ele do jeito que você mais gosta de pilotar. E se a parte técnica dos carros não é o bastante, experimente passear pela customização visual… são opções inigualáveis a qualquer outro jogo disponível no mercado.

Além de customizar os carros, você pode lançá-los a venda na rede online de Forza III. Não que você fature dinheiro de verdade, mas com uma moeda do jogo você poderá adquirir ou vender novos visuais e mecânicas para seus carros favoritos. É realmente interessante o poder da comunidade neste quesito, já que menos de uma semana após o lançamento do jogo, eu já estava com Forza III em mãos e fiquei no mínimo umas cinco horas passeando pelos confins das criações expostas na comunidade.

Forza Motorsport III é também um bom jogo a ser desfrutado online. O processo até começar uma corrida é bastante simples e intuitivo, graças aos modernos e minimalistas menus do jogo (um dos mais bonitos desta geração de games). Se você treinou contra a máquina no modo Hard por dois meses, talvez, e apenas talvez, esteja preparado para jogar online. É incrível como o povo é viciado e pilota bem suas máquinas, mostrando que a curva de aprendizado na jogabilidade de Forza III pode ser muito, muito longa.

As infindáveis horas que você necessita para conhecer todo o potencial de Forza III (seja online ou offline) te farão também reconhecer algumas falhas do jogo. Além dos já supracitados serrilhados (perdoáveis pelos 60fps fixos), o jogo é limitado quando se trata de pequenos detalhes que fazem a diferença: não é possível correr durante a noite, não é possível ter mais de sete adversários na pista e não é possível praticar rally como o seu maior concorrente. Ah, e já ia me esquecendo… o sistema de danos em Forza III está longe de ser convincente.

Estas supracitadas “falhas” não são resultado de má vontade por parte da Turn 10 e nem culpa de um possível poder de processamento ou capacidade gráfica do Xbox 360, mas sim a sua mídia, o DVD, um dos maiores gargalos do console. O jogo que traz efeitos de som com pouca compressão e texturas em altíssima definição já traz um segundo DVD com carros extras. Assim, com pistas parecidas e poucas opções além do asfalto, Forza III é um jogo para poucos; para os fãs de velocidade que não se cansam de correr por horas e horas em belíssimas pistas de asfalto.

Conclusão

Forza Motorsport III – Retro Review Forza3-4

Atualmente não há nada como Forza Motorsport III no mercado, e tenho certeza que mesmo nos próximos dois anos, poucos jogos farão frente ao título da Turn 10 para o Xbox 360. Forza III é a junção de bons gráficos, excelentes efeitos sonoros, impecável jogabilidade e grande suporte ao multiplayer.

As falhas que mencionei ao longo do texto poderão até influenciar você na hora da compra, mas saiba que Forza III é tão bom nos pontos positivos que os negativos são sublimados. Se as pistas de asfalto parecidas podem te cansar, o disputado multiplayer e as variadas opções de customização tirarão logo seu cansaço e te divertirão por meses. Além do que o caminho até você conquistar 100% do jogo é longo, muito, muuuuito longo.

Comparando ao seu mais famoso concorrente, e não deixando de lado outros títulos com qual briga, Forza Motorsport III é superior em todos os quesitos (mesmo para a época de cada um) a Gran Turismo e Need for Speed: Shift. Alguns detalhes podem ser inferiores, mas o conjunto da jogabilidade, gráficos e fator replay o colocam no trono dos jogos de corrida atuais.

É o título de corrida a ser batido pela concorrência, e um dos melhores jogos do Xbox 360.

Mais & Menos
+ Jogabilidade excelente
+ Ótimos gráficos e variedade de carros
+ Multiplayer envenenado
+ Efeitos sonoros primorosos
- Poucas pistas (e parecidas)
- Apenas oito adversários na pista
- Alguns bugs nos gráficos e no modo Career


Review por GAMUS
rfunari
rfunari
Administrador
Administrador

Posts : 1921
Registrado : 26/06/2010
Idade : 43
Localização : Sorocaba/SP

http://www.elite360.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Forza Motorsport III – Retro Review Empty Re: Forza Motorsport III – Retro Review

Mensagem por Convidad Sex 2 Jul 2010 - 19:59

mtu bom!
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Forza Motorsport III – Retro Review Empty Re: Forza Motorsport III – Retro Review

Mensagem por thqperes Seg 5 Jul 2010 - 15:06

Peguei o jogo ontem e já tô viciado...é mto showwwwwwwwwwww
thqperes
thqperes
Administrador
Administrador

Posts : 226
Registrado : 27/06/2010
Idade : 42
Localização : Sorocaba

http://www.elite360.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Forza Motorsport III – Retro Review Empty Re: Forza Motorsport III – Retro Review

Mensagem por Convidad Seg 5 Jul 2010 - 17:48

Com certeza o melhor jogo de simulação da plataforma! Comparado apenas com seu concorrente Gran Turismo!
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Forza Motorsport III – Retro Review Empty Re: Forza Motorsport III – Retro Review

Mensagem por SuicidalSix Dom 1 Ago 2010 - 21:06

Parabens pela bela análise, conseguiu imprimir muito do que o jogo realmente é e tambem mostrar seus pequenos pontos fracos Forza Motorsport III – Retro Review Icon_basketball
SuicidalSix
SuicidalSix
Membro
Membro

Posts : 10
Registrado : 22/07/2010
Idade : 37
Localização : Londrina

Ir para o topo Ir para baixo

Forza Motorsport III – Retro Review Empty Re: Forza Motorsport III – Retro Review

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos